terça-feira, 22 de setembro de 2009

CONVIDA-ME



Se alguém tem sede venha a mim e beba. Aquele que crê em mim…do seu interior manará rios de água viva. (Jo. 7,37)

Quem atravessa um deserto corre o perigo das miragens.
Quer dizer: o tormento da sede o faz ver aquilo que não existe. Só Cristo acalma a sede dos que caminhamos por este deserto.

Jesus compara a vida divina, que em nós Ele infunde, a uma fonte de água que mata a sede. Quem crê em Jesus, pensa como Ele e n´Ele se transforma, amando-O e imitando-O.
Crer em Jesus é encontrar Jesus como Amigo.

Jovem, Ele convida-te, chama-te para ser Seu amigo…

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Nossa Senhora fica ao pé da Cruz


Maria é exemplo de silêncio e humildade para todos nós. Maria guardava e meditava tudo em seu coração? (Lc 2, 51). Ela, sempre com Jesus, acompanhou tudo de perto, em silêncio. Quando Jesus a vê aos pés da cruz, Ele doa sua mãe à humanidade, entrega Maria como Mãe dos viventes. "Mulher, eis aí teu filho. Filho: ?Eis aí tua mãe?. ?E desta hora em diante o discípulo a levou para a sua casa? (Jo 19, 26-27). Devemos, como João, levar Maria para casa, para cuidar de nós e levar-nos em direção ao Seu Filho.

Defendamos nossa Mãe. Quem ao ouvir falar de sua mãe não a defende? Defendemos Maria de duas maneiras: com uma arma muito forte, a oração do Rosário; e fazendo que mais filhos tornem-se devotos de Nossa Senhora. Rezemos mais o terço e consagremos nossas vidas a Nossa Senhora!

Homilia de D. Carlos Azevedo no dia 13 de Setembro, em Fátima

Irradiante e convincente beleza espiritual de Maria

1. A sede de maravilha, de admiração, é uma constante dos corações, constitui um peregrinar incessante da alma humana. Na arte, na poesia, na ternura da relação humana buscamos saciar esta sede de encanto.

A Igreja vai ao encontro desta busca ao convidar-nos, nesta liturgia, a contemplar, com íntima alegria, a beleza espiritual de Maria, a candura de Maria Imaculada. Para nós, a beleza consiste na santidade, em ser imagem da bondade e da fidelidade de Cristo, o mais santo e, por isso, “o mais belo entre os filhos dos homens” (Sl 44,3). Depois de Cristo, todo o esplendor das criaturas, plasmadas pelo Espírito criador de Deus, se reflecte no fulgor espiritual de Santa Maria. Ela é “espelho inefável de um pensamento de divina perfeição”, como disse Paulo VI, que, como poucos, delineou com vigor o vibrar da beleza espiritual de Maria. Nesta criatura vemos a luz irradiante do Espírito, graças à obra do artífice divino, do Supremo artista do universo. Em Maria, nós, Povo de Deus, reconhecemos o modelo realizado da verdade original a que os crentes são chamados, por puro dom de Deus.

Esta celebração canta e transpõe para Maria a sapiência divina. Na sua boca, como sede da Sabedoria incarnada, colocamos expressões sublimes como a de hoje: “Eu sou a mãe do amor formoso”. “Em mim está toda a graça do caminho e da verdade, em mim está toda a esperança da vida e da virtude”. Estes deliciosos textos da Sagrada Escritura tratam da sapiência divina, poeticamente personificada, como base das coisas criadas. A singular beleza de Maria decorre de ser expressão corpórea da beleza invisível.

Nela brilha o Hóspede que a habita, porque traz no seio e esplendor do Novo Adão. Nela começam a manifestar-se as maravilhas de Deus que o Espírito Santo realizará em Cristo e na sua Igreja. Para reconstruir o paraíso perdido, a primeira célula desse mundo novo será Maria, admirável mãe de Jesus.

2.Porque lhe chamamos formosa?- Santa Maria é formosa, antes de mais, por ser “cheia de graça”, “adornada com os dons do Espírito Santo” (Col 3), plena da harmonia dos bens encantadores de Deus. “Alegra-te, cheia de graça“ é a saudação de inefável e exultante júbilo do mensageiro Gabriel. É significativo que a primeira expressão dirigida à Graciosíssima, no Novo Testamento, seja um convite à alegria, à formosura vibrante da graça de Deus. Como não há-de gozar de trepidante alegria aquela da qual nascerá Jesus, a alegria de todos os povos, o mais engraçado, o mais belo na plenitude de humanidade, imagem perfeita da santidade do Altíssimo. A beleza das coisas terrenas é pálida diante do fulgor da superabundante vida de Deus que habita Maria. A sua vocação única implica uma vontade de amor singular da parte de Deus-amor, que lhe oferece gratuitamente as primícias da plenitude da graça. Inaugurou-se um novo regime de beleza. Se Moisés, os patriarcas e profetas tiveram graça aos olhos de Deus, quanto mais a alma de Maria cheiinha, envolvida e plasmada pela beleza encantadora de Deus. Porque, agora, era a raiz da sua existência, o núcleo profundo da sua realidade que acolhia o Senhor, dava morada à Palavra.

- Santa Maria é também formosa por amar com amor formoso a Deus, a Cristo e a toda a humanidade. Deus primou nesta criatura toda a eficácia da sua graça. Em Maria tem início a maior das obras de Deus, na história humana e na vida do mundo. Mas não se reduz a uma perfeição pessoal, antes ordena-se a outros e atrai. A missão nova da cheia de graça, da mãe formosa corresponde a uma vasta e plena qualidade excepcional do seu amor, do seu programa de vida, dos traços admiráveis da sua maternidade virginal. Porque a beleza cristã não se separa da bondade, o cristão é chamado a fazer resplandecer Deus na própria vida. Ora a mais luminosa e irradiante realização é Maria, que atinge o auge, acima de qualquer ser humano.

- A Mãe de Cristo é, ainda, formosa por aderir e participar de modo admirável no mistério do seu nascimento, vida, morte e ressurreição, aderindo “com fortaleza e suavidade, com harmonia e fidelidade ao plano salvador de Deus”. (IGREJA CATÓLICA. Liturgia - Missas da Virgem Santa Maria: Missal. Coimbra: CEP, 1997, p.173). Esta plena adesão mostra a integridade da sua sublime beleza. Em todas as estruturas e dinamismos do seu ser é imagem da pureza absoluta, é luz brilhante, harmonia plena, integridade total. Esta beleza fora de série é densa e convincente. Realmente, uma obra-prima assim tem força de convicção irresistível e conquista os corações, mesmo rebeldes. Até incrédulos reconhecem em Maria uma beleza inatacável.

3. Caríssimos peregrinos:Não é uma doçura descobrir em Maria como a transparência divina é uma possibilidade em nós? De facto, diz a Palavra hoje proclamada: “Quem trabalha comigo não pecará” porque o pecado é feio. “A vontade de Deus é que eviteis a impureza”. Deus não nos chamou para a impureza mas para a santidade. Este Santuário, ao escolher como tema deste mês: “o pudor protege o mistério da pessoa e do seu amor”, integrado no tema do ano: “os puros de coração verão a Deus”, está a indicar-nos um caminho, uma via de beleza para que quem escuta a Palavra: “Saiba possuir o seu corpo em santidade e honra, sem se deixar levar pelas paixões desregradas”. Encontrar a harmonia no corpo é uma graça que evita muitas desgraças, estragos da dignidade humana, deturpação do projecto belo e bom do nosso Deus.
A ausência de pudor conduz à provocação sedutora. A busca de excitação sensual no modo de vestir não condiz com a autêntica atracção, conduz a perder o verdadeiro fascínio que existe em cada criatura humana, banaliza a dignidade do corpo.

Há tanta diferença entre o fascínio de um olhar sorridente e puro, que aprecia a beleza humana e se eleva, e a sensualidade possessiva, que perturba, agita e desregula os comportamentos! Há tanta diferença entre o encanto da beleza inocente que suaviza a vida e a malícia do olhar, produto de mente obscurecida! Quando projectos políticos apenas ratificam a decadência humana, em lugar de dignificar a qualidade de vida e elevar o nível das relações e dos vínculos entre as pessoas, contribuem para tornar a vida feia e confundir as mentes.

Nós aqui estamos a contemplar Maria para purificar o nosso olhar. Como modelo inspirador e esperança consoladora, na beleza que nela resplandece, lavamos as seduções que nos arrastam e prendem, as atracções que nos desviam da fidelidade, as tentações que conduzem à perda da bela harmonia do corpo. Pelas lágrimas da penitência recuperamos a visão da beleza divina, falseada ou perdida nos desvarios contemporâneos. Temos necessidade de fixar a beleza de Maria porque os nossos olhos são ofendidos por imagens enganadoras de caducos e ilusórios impulsos. Precisamos de restaurar, nas nossas mentes e nos costumes à nossa volta, a experiência feliz do que é verdadeiramente belo. A Senhora de Fátima irradia para nós atitudes puras, grandes, fortes.

Perante esta criatura tão estupenda, tenho que terminar louvando a glória de Deus.
Te louvamos, Deus de infinita beleza, por esta “Senhora mais brilhante que o sol”. É luz inspiradora para redimirmos o nosso olhar de qualquer marca de falsa e inferior beleza. Seduz homens e mulheres para a santidade, como atrai artistas e poetas para a Beleza incontaminada. Motiva, qual Mãe do amor formoso, as comunidades cristãs a caminhar na perfeição, como concede aos doentes sentido e serenidade. Liberta a nossa consciência política para nos batermos, com determinação, por um Portugal e um mundo orientados por ideais dignos e nobres, mobilizadores da responsabilidade de todos, na alegria de unir vontades para ser mais belo viver.

Carlos Moreira Azevedo
Bispo auxiliar de Lisboa

Documentos D. Carlos A. Moreira Azevedo 2009-09-13 22:38:49 9942 Caracteres Santuário de Fátima

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Festa da exaltação da Cruz de Cristo

A cruz nos lembra a fidelidade de Jesus ao plano do Pai. A cruz é um resumo do amor de Jesus pela humanidade, ao entregar-se para resgatá-la do pecado, e é um convite para que façamos o mesmo. Para que nos amemos sem reservas, e para que nos entreguemos também sem reserva ao plano de salvação de Deus Pai.

Ao mesmo tempo a cruz representa a dedicação radical e incondicional de Jesus ao Reino, e estimula a todos nós a fazer o mesmo. Portando, não se trata de idolatrar dois pedaços de madeira como já fomos criticados pelos nossos irmãos separados, mais sim. Exaltar a cruz é, pois, exercer o nosso papel de cristãos, isto é, aqueles que imitam a Cristo não só com a palavra, mais acima de tudo, com o exemplo.
Jesus faz da sua vida pública um constante denunciar o que havia de errado e um contínuo anunciar um novo estado possível de coisas, onde o amor fosse a essência e a justiça a norteadora das relações entre as pessoas. Por isso, não foi entendido pelos seus pares, sobretudo aqueles que se sentiam agredidos por suas palavras. Por isso, foi levado à morte. Por isso, encontrou-Se com a cruz.

O sofrimento de Jesus nos impulsiona a ir além. Ele, homem como nós, mostrou que é possível transformar e que a vida sempre vence apesar do ódio, do mal e do não querer. Crer em Jesus Cristo é crer em alguém que vence o sofrimento, é encher-se de esperança.
Crer em Jesus Cristo é saber que as cruzes estarão em nossos caminhos como conseqüência de uma vida coerente com o chamado de Deus Pai. Crer em Jesus Cristo é acreditar que existe um Deus que nos promete a vida e não a morte.Nesta Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebrada a 14 de setembro, possamos olhar para as cruzes que encontramos não com medo, com pena ou com dor, mas com vigor, com esperança e com a certeza de que é no enfrentamento da cruz que nos fortalecemos em Deus, a quem iremos encontrar em todos os momentos em que a vida se celebra através de nós.
Que sejamos capazes de levar fielmente as nossas cruzes da vida de cada dia a seguir o seu exemplo...

domingo, 13 de setembro de 2009

...learn...

Learn to pray constantly

Learn to listen to God

and to know his will

I need you my Lord, I am nothing without you

Lord my God, Father Almighty.
The more I know you, the more I need you.
You have created me with a great void within me,
you must come to fill it now because I need you.
You have made me desire you and now I can not live without you.
Lord I am thirsty for you,
quench my thirst,
I am hungry for you,
feed me with your love.
Father of all spirits,
my spirit is desperate for you,
you are calling me and I am listening to your call,
here I am Lord, I have come to do your Will.

LORD
I want to worship you and adore you.
To love you with all my heart, with all my mind,
with all my soul and with all my strength.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

CINTA...

Cinta adalah cara berjalan dengan penuh syukur.

DIA yang adalah CINTA
hadir dalam hal-hal kecil.

Kegembiraan sejati
tidak berasal dari kemudahan yang menyertai kekayaan,
atau dari pujian-pujian,
tetapi dari melakukan sesuatu yang berguna.

Maka cintailah sesamamu seperti dirimu sendiri
Cintailah sesamamu bagaimana seadanya

Hari ini DIA yang adalah CINTA bersuarah
Kasihilah musuhmu,
cintailah mereka seperti dirimu sendiri...
Mampuhkah kau dan aku
untuk menjalankan ajarang-NYA hari ini???

Semoga...

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Hidup itu indah apabila...merenungkannya...

Setiap detik yang berlalu
dalam hidup ini
dapatkah kita merenungkannya???

Setiap gerak ada pesangnya tersendiri
setiap langkah ada keindahannya tersendiri
setiap moment ada artinya tersendiri
setiap detik yang anda dan aku lalui
ada keindahannya tersendiri...

Dia yang menciptakan hidup ini, ADA

Ada di alam yang indah
Ada di hidup yang bergerak
Ada di keheningan yang penuh dengan misteri
Ada di kata yang tak dapat dimengerti
Ada di senyuman yang indah dan manis...
Ada di kesaksian hidup dari yang hidup lebih dulu

Semoga DIA yang ADA
tetap membimbing dan meneguhkan
setiap langkah hidup ini


terça-feira, 8 de setembro de 2009

Serikat Sabda Allah genap 134 tahun


Hari ini kita patut bersyukur dan berterima kasih kepada Tuhan yang Maha Kasih atas Cinta den PenyelengaraanNya dalam Kongregasi Serikat Sabda Allah selama 134 tahun.
Melalui ribuan misionaris Sabda Allah, banyak orang telah mengenal dan mencintai Sabda Allah.
Semoga setiap anggota dalam Serikat ini senantiasa menjadi pewarta Sabda Allah yang setia di mana saja mereka diutus dan berkarya.
Bapa Arnaldos Janssen
Doakanlah mereka...amem

sábado, 5 de setembro de 2009

The Joy ...of LOVE

(Deonízio Mendes)

Whishing you,
as always,
all happiness you feel today
last through the years

VENDE TUDO O QUE POSSUI


«O reino do céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem encontra, mas torna a esconder. Cheio de alegria, vai, vende tudo o que possui...».
A satisfação de encontrar o tesouro vai acompanhada de um dissabor: a necessidade de vender tudo quando se tem. Um cristão que vive na sua fé goza sem dúvida muito mais a vida do que aqueles que a ignoram ou não a practicam, mas tal prazer vai sempre, neste mundo, acompanhado do sacrifício de desprender-se dos bens terrenos.
Pelo menos não amarrar o coração a essas coisas materiais, para que livre possa voar até Deus. O homem, o cristão, não pode ser um escravo da matéria.
É necessário esvaziar o coração das coisas terrenas para encher de Deus, da alegria que dá conhecer, servir a Deus...
Bom fim semana para todos...

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Jadilah tetap indah...(Casal de Cambra-Portugal, 03-09-2009)

Sebuah perjalanan hidup yang indah,
penuh dengan kegembiraan
apabila di kembalikan
seutuhnya kepada DIA
yang memciptakannya

Kau dan aku adalah
milik kepunayanNya
Kau dan aku diciptakanNya
menurut gambarNya sendiri

Dia menghendaki agar kau dan aku
tetap memelihara gambarNya itu
seindah sekuntum mawar
dan
dikembalikan
kepadaNya
denga seutuhnya

Dia menghendaki agar
kau dan aku menjadi
pewarta cintaNya

Semoga kita menjadi
abdi-abdiNya yang setia
dalam suka maupun duka
Semoga kita mampuh mewartkan
kabar gembira seturut
rencana dan kehendakNya

Percayalah bahwa DIA
akan tetap melindungi kita
masing-masing
di dalam nanguan kasihNya
unutk selama-lamanya