terça-feira, 8 de dezembro de 2015

ADVENTO EM AMOR MISERICORDIOSO


Dois anos, o litúrgico e o Ano Misericórdia, vão caminhar juntos em nós, na Igreja, nas famílias, nas comunidades, nas paroquias. Só esta graça já é apelo à conversão, a viver cada momento do ano litúrgico com amor misericordioso. Vamos terminar os dois em 20 de Novembro de 2016. Caminhada intensa, de desejo de abertura à misericórdia, de mudança de vida, de renovada esperança, de desejo de mais amor fraterno, maior serviço humilde, mais compromisso de vida, maior abertura aos outros, mais atenção aos pobres e necessitados, maior adesão ao amor de Deus.

ADVENTO COM SABOR MISERICORDIA

O projeto divino da Trindade vai realizar, por misericórdia, avinda do Salvador para ser Bom Pastor que nos procura e pega ao colo, para ser Bom samaritano que nos cura e olha com misericórdia. Podemos dizer: “Vem aí a Misericórdia da pessoa do Menino”. Apreciar esta vinda de Deus para assumir nossa carne, para ser “um de nós” como acto de profunda misericórdia. Faz-Se homem para que nós sejamos “deuses”.Até esta maravilha vai a misericórdia que se debruça e vem ao nosso encontro. Viver o Advento em misericórdia significa também vivê-lo em caridade com os outros, em preparar o Natal dos pobres e marginais, a construir paz nas famílias, a unidade na paroquia, nas comunidades, nos grupos, etc. Preparar o Natal em caminhada séria e comprometida sendo misericordiosos como o Pai.

MISERICÓRDIA QUE CURA.

No Advento vamos ouvir muitos Evangelhos que relatam curas. O profeta Isaías diz que o messias vem para curar: cegos vão ver, leprosos vão ser curados, coxos e paralíticos vão andar. A misericórdia quer um reino messiânico de cura. Sobretudo cura interior, cura da alma e do coração, da vontade e da afectividade. Somos doentes: orgulho, vaidade, amor  próprio, soberba, egoísmo, ciúme, inveja, crítica, apegos desordenados, rancor, ect. Mas Ele vem para curar pois a graça é medicinal, a misericórdia quer curar-nos. Caminhar com Advento com o coração atento à necessidade da cura interior. Caminhar em desejo de ser curado. Caminhar atento no exame de consciência diário ao progresso na cura interior, que conduz à santidade e é fruto da misericórdia. Ser humilde e perceber que preciso desta cura. Quando mais me deixar curar pela misericórdia tanto mais santo e eficaz será meu apostolado, minha vida, meu trabalho, minha missão.

APRENDER COM DEUS MISERICORDIOSO


O Pai é um Deus misericordiosos e compassivo, clemente, lento a irar-se. Jesus, o “rosto do Pai”, rosto da divina misericórdia não fez outra coisa do que exercer, com seu Coração debruçado sobre a miséria, a arte divina da misericórdia. Bom e misericordiosos com as crianças,  os doentes, os pecadores, as adulteras, os publicanos, a multidão com fome, etc. Sente com-paixão, porque vive apaixonado pelo seu povo, por cada pessoa O rodeia e vem ao seu encontro. Como imitar este Jesus, que nos ama com amor louco e misericordioso? Como incarnar em nós essa misericórdia para termos sempre o coração debruçado sobre a miséria? Desde as lágrimas que chora, desde o pão que reparte, desde os olhares que tem, desde os apelos que faz, desde o sangue que vai verter como prova máxima do amor, Jesus está sempre em estado de misericórdia. Como podemos e devemos imitá - Lo? Que jeito dar à minha vida: palavras, gestos, partilha, compreensão, generosidade, etc. para viver em misericórdia como o Pai é misericórdia?

Pe. Dário Pedroso SJ
Noite de Misericórdia em Carnaxide, 05.12.2015
na ocasião da Semana Missionária!

Sem comentários: