quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Maria, Mãe de Ternura e de Misericórdia

Na  abertura do Ano Santo da Misericórdia diz o Papa Francisco “a Virgem Maria é convidada a alegrar-Se com aquilo que o Senhor realizou n’Ela. A graça de Deus envolveu-A, tornando-A digna de ser mãe de Cristo. Quando Gabriel entra na sua casa, até o mistério mais profundo, que ultrapassa toda e qualquer capacidade da razão, se torna para Ela motivo de alegria, de fé e de abandono à palavra que Lhe é revelada. A plenitude da graça é capaz de transformar o coração, permitindo-lhe realizar um ato tão grande que muda a história da humanidade.
A festa da Imaculada Conceição exprime a grandeza do amor divino. Deus não é apenas Aquele que perdoa o pecado, mas, em Maria, chega até a evitar a culpa original, que todo o homem traz consigo ao entrar neste mundo. É o amor de Deus que evita, antecipa e salva.
A promessa da vitória do amor de Cristo encerra tudo na misericórdia do Pai. Sobre isto, não deixa qualquer dúvida a palavra de Deus que ouvimos. Diante de nós, temos a Virgem Imaculada como testemunha privilegiada desta promessa e do seu cumprimento. Também este Ano Santo Extraordinário é dom de graça. Entrar por aquela Porta significa descobrir a profundidade da misericórdia do Pai que a todos acolhe e vai pessoalmente ao encontro de cada um. É Ele que busca, que vem ao nosso encontro. Neste Ano, deveremos crescer na convicção da misericórdia.

Que a tua passagem pela nossa  terra de Odivelas, seja incentivo para construirmos a comunhão desejada entre nós e com Deus Santíssima Trindade.
Trazemos ao teu regaço os que foram tocados pela fé e procuram vivê-la na fidelidade e no amor, os que aceitaram o convite para pertencer à comunidade cristã e dia após dia aceitam a palavra do Evangelho como tu a acolheste, no silêncio do coração e no dinamismo do quotidiano; trazemos também ao teu abraço, apertado, mas inclusivo, todos os que ainda não entraram decididamente na família dos filhos de Deus, mas já se dispõem a fazer caminho um sério caminho de procura do rosto de Deus no meio de dúvidas e incertezas; trazemos ainda ao encontro do teu coração imaculado todos os que não têm as necessárias forças para iniciar o percurso que os conduzirá às fontes da salvação; apresentamos-te os justos e os pecadores, as felizes e os que carregam o peso de uma cruz demasiado pesada, os que conhecem a força poderosa do amor e os que somente experimentam a solidão, a indiferença ou mesmo o ódio dos seus semelhantes.
3x Ave Maria…..Gloria
Nossa Senhora Mãe da Peregrina, rogai por nós


Sem comentários: