sexta-feira, 29 de abril de 2016

CAPELINHA DAS APARIÇÕES, 29.04.2016


Saudação Inicial
P- Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
R: Ámen.

A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo, estejam sempre convosco!

Hoje nós, Missionários do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo e as Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, queremos convidar a cada um de vós, presentes neste lugar tão especial, e a todos os que nos acompanham através dos meios de comunicação, os doentes, as pessoas que estão em viagem, e todos aqueles que queiram unir-se a nós na contemplação do rosto de Cristo Misericordioso, na meditação dos mistérios do Rosário.
Celebramos hoje o dia de Santa Catarina de Sena, co-padroeira da Europa, e protetora das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena. Que Santa Catarina interceda pela Europa e por todo o mundo.
Vamos contemplar os mistérios dolorosos, meditando a entrega total de Jesus ao projeto de vida que Deus tem para toda a criação. Os mistérios serão recitados por alunos do Colégio Conciliar Maria Imaculada, de Leiria.

Primeiro Mistério: A Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras
Jesus, como de costume, saiu e foi para o monte das Oliveiras e os discípulos seguiram-No. Quando chegou ao local disse-lhes: Orai para que não entreis em tentação. (Lc 22,32)
O mundo contemporâneo precisa de testemunhas.
-Rezemos para que todos nós, cristãos, vivamos a nossa fé em coerência profunda e incondicional com os valores do Evangelho.

Segundo Mistério: A Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo
Então Pilatos mandou que levassem Jesus e O flagelassem. Os soldados avançavam para Ele e diziam: Salve ó Rei dos Judeus! E davam-Lhe bofetadas. (Jo 19, 1-3)
 A Igreja encontra-se, muitas vezes, em dolorosas situações: a de ter diante de si o mundo, aberto para a missão, mas um mundo que parece insensível, e a realidade que espera e implora: vem socorrer-nos! 
- Senhor Jesus, ensinai-nos a cooperar com a vossa divina vontade em todas as circunstâncias da nossa vida e a ser verdadeiras testemunhas da vossa infinita caridade para com todos.

Terceiro mistério: Jesus coroado de espinhos e escarnecido
Então os soldados conduziram Jesus para o pretório e despiram-n`O, envolveram-n`O com um manto escarlate e puseram-Lhe uma coroa de espinhos que tinham tecido. (Mc 15, 16-17)
Peçamos ao Senhor por todas as pessoas que carregam na sua vida uma coroa de falta de alimentos, moradia, saúde, educação, de ausência de oportunidades e realização pessoal e social.

Quarto Mistério: Jesus a caminho do Calvário com a Cruz aos ombros
Jesus, levando a cruz às costas, saiu para o chamado Lugar da Caveira, que em hebraico se diz Gólgota, onde O crucificaram. (Jo 19,17-18)
-Senhor, na caminhada para o Calvário manifestais toda a vossa coerência e total submissão à vontade do Pai. Dai-nos a graça de Vos seguir na aceitação coerente das implicações das nossas escolhas.

Quinto Mistério: A Crucificação e Morte de Jesus
Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, crucificaram-n’O a Ele e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. Jesus dizia: “Perdoa-lhes, Pai, porque não sabem o que fazem”. (Lc 23,33-44.45-46)
O Senhor Jesus, de braços abertos, na cruz, acolheu toda a humanidade. Ajudai-nos a abraçar todos os irmãos e, com especial solicitude, os que mais sofrem e necessitam de descobrir o sentido da vida.

Rezemos três Avé  Marias pelo santo Padre  e por toda a Igreja, chamada a ser anunciadora e testemunha da fé, esperança e caridade evangélica.
Ave Maria….3x

Oração final
Deus de infinita bondade, ouvi a nossa oração e por intercessão de Maria, nossa Mãe, concedei alegria aos tristes, alívio aos que estão doentes e paz aos corações atribulados. E a todos nós, concedei-nos hoje e sempre a vossa paz. Por N.S.J.C.

Preparada pela Ir. Mª Mendes, SSpS
Comunidade SSpS de Odivelas

Portugal

Sem comentários: