segunda-feira, 30 de março de 2009

Encerramento de Semana Missionária no Santuário Nossa Senhora de Vagos


Animação Missionária em Vagos



Em nossa missão SSpS em Portugal actuamos em conjunto com várias congregações tanto na animação missionária quanto em outras actividades sócio-pastorais. Somos 6 irmãs SSpS, de 6 países diferentes: Brasil, Áustria, Portugal, Angola, Indonésia e Timor Leste.

A Animação Missionária da Igreja em Portugal tem os seguintes objectivos:
- Fomentar na Igreja a dimensão missionária
- Fortalecer os laços de comunhão e solidariedade
- Desenvolver iniciativas de formação missionária
- Promover a justiça e a paz, apoiando a Rede “Justiça e Fé, Europa-África”, através da respectiva “Antena” portuguesa
- Cooperar em iniciativas de carácter missionário com:
* Comissão Episcopal de Missões
* Obras Missionárias Pontifícias
* Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal
* Federação Nacional dos Institutos Seculares
* Fundação Evangelização e Culturas
- Divulgar informações missionárias

Fundamentadas nestes objectivos, todos os anos, diversas congregações femininas e masculinas estão a trabalhar juntas a animação missionária nas paróquias em várias Dioceses.
Neste ano 2009, tivemos vários encontros de preparação das actividades.
Entre os dias 7 a 15 de Março estivemos na Diocese de Aveiro - Norte de Portugal - no Arciprestado de Vagos composto de 7 paróquias. Nossa equipa compõe-se de 14 pessoas de diferentes congregações missionárias.

Na abertura da semana missionária os jovens apresentaram algumas definições sobre a missão: “missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso eu”. Cada grupo de jovens trouxe uma tocha missionária representado sua paróquia. A tocha principal representou a unidade do arciprestado. Esta tocha é também sinal de Jesus Cristo que irão acolher para iluminar os seus caminhos de missão.
Depois, cada grupo jovem leva as propostas de trabalho e os compromissos a assumir no dia de encerramento.

Ao longo desta semana, cada paróquia foi orientada pelos missionários e missionárias, segundo o prelado de Aveiro, em nome da Igreja que pretende “ser fiel ao mandato de Jesus Cristo e revigorar a sua fé apostólica”.

As actividades desenvolvidas foram: celebração eucarística, encontros com vários grupos paroquiais, nos colégios/ escolas secundárias e do 1º ciclo do ensino básico, visitas aos doentes, aos lares dos idosos, a Santa Casa de Misericórdia, momentos fortes de oração missionária como: vigílias, adoração, terço missionário. Sempre com grande participação das comunidades que acolheram esta realização como um dom de Deus, e organizaram programas acessíveis para todos, ajudando aos fieis a abrir-se à graça da renovação missionária.

Foi para nós, uma experiencia enriquecedora e muito bonita. Alegrou-nos ver os jovens a assumir, em equipa o testemunho público da esperança que rasga fronteiras e abre horizontes, e ousar arriscar por Jesus Cristo no seu meio de vida e ambiente de trabalho. O resultado da semana em cada paróquia criou nos cristãos uma convicção missionária forte e surgiram mais grupos, prontos a servir e animar a missão na paróquia. Podemos dizer que “o rosto” da dimensão católica da fé e o “viveiro da vocação” foram expressos pelos jovens, no seu desejo de, a tempo inteiro e por toda a vida se dedicarem à causa missionária.

No dia 15 cada paróquia fez a peregrinação ao Santuário de Vagos onde celebramos o encerramento da semana missionária. Foi um dia festivo, marcado pela oração, por edificantes testemunhos missionários, músicas, muita animação e integração entre os grupos. Destacamos as mensagens do Sr. Bispo de Aveiro, D. António Francisco, de reconhecimento e forte incentivo aos grupos jovens de cada paróquia.

Na mensagem do Bispo D. António dizia: “Esta semana missionária continua uma bela tradição, não apenas pelo gosto de manter o que é bom, mas para criar uma nova oportunidade de transmitir e educar a fé, de enviar e revigorar a esperança, de viver e testemunhar a caridade em que Deus nos ama. Pretende fazer sentir a cada cristão a preocupação missionária que nasce no nosso baptismo e das graças que o Espírito Santo nos concede. Deste modo, pode-se ir crescendo para a maturidade e fazer-se opções de vida onde quer que nos encontremos”. E à equipa de missionários D. Antonio diz: “ Quero, pois, manifestar meu agradecimento e minha alegria por esta feliz iniciativa, associar-me aos esforços dos missionários, dar alento às expectativas do povo cristão, entusiasmar o ânimo dos párocos e seus colaboradores, oferecer a todas as pessoas de boa vontade a oportunidade de um encontro humano com quem fez opções radicais que dão sentido e tornam feliz a vida, por inteiro”.

Na Europa estamos a viver uma missão diferente em relação à missão de outros continentes, deforma especial em Portugal. Estamos disponíveis a trabalhar nas actividades da Igreja local nas paróquias, em bairros sociais de forma especial com imigrantes em actividades sócio-pastorais como: catequese para diversas etapas, educação religiosa e moral na escola pública, liturgia, aulas de guitarra e canto, além do trabalho com as pessoas doentes e idosas e com as famílias. Alargamos nosso trabalho participando na Animação Missionária e Vocacional. Pessoalmente vejo esta, uma missão diferente porque venho de (um país) onde temos escolas, hospitais, institutos para apoiar os pobres e marginalizados, residência dos estudantes, colégios, etc.

Que São Paulo, o grande missionário de Jesus Cristo nos fortaleça na missão.

Ir. Maria Mendes, SSpS
Comunidade Odivelas-Portugal

Foto no encerramento de Animação Missionária em Vagos


sexta-feira, 6 de março de 2009

Prioridade à missão em Vagos

De 7 a 15 de Março, o arciprestado de Vagos vive uma “semana missionária”. Durante nove dias, equipas de diversos institutos missionários masculinos e femininos estarão nas onze paróquias de Vagos dando testemunho do que é ser missionário, orientando momentos de oração, dialogando com as crianças da catequese e com todas as outras idades, apelando à acção missionária.

“Vêm em nome da Igreja que quer ser fiel ao mandato de Jesus Cristo e revigorar a sua fé apostólica. São testemunhas qualificadas do amor que Deus nos tem e preenche o sentido das suas vidas”, escreve o Bispo de Aveiro, sobre os missionários, em mensagem que dirigiu ao párocos e respectivas comunidades. A semana tem a colaboração do Secretariado Diocesano de Animação Missionária que, aliás, conta com uma forte componente de jovens de Vagos.

A semana inicia-se com uma celebração na Igreja de Santo André, no dia 7, às 15 horas, em que estarão presentes os grupos de jovens de todas as paróquias. Neste momento serão acesas tochas que os jovens levarão para as suas comunidades.

No Domingo, 8, nas eucaristias dominicais, tochas e missionários serão apresentados em cada paróquia.

O encerramento, no dia 15, terá lugar no Santuário da Sr.a de Vagos. Pelas 15 horas, as pessoas concentram-se na rotunda Norte de Vagos, junto à capela de S.to António, e a seguir peregrinam até ao santuário. Além das comunidades e dos missionários, o encerramento conta com a presença da cantora Claudine Pinheiro e do Bispo de Aveiro.

P.e José Arnaldo, pároco de Calvão e da Gafanha da Boa Hora e arcipreste de Vagos, espera que a semana ajude a “sentir ao vivo” que a missão continua a ser importante. “Com a falta de padres que temos, tendemos a esquecer os outros. Talvez isso não aconteça nestas terras, que têm dado missionários à Igreja, mas mesmo assim é fundamental uma consciencialização de que a Igreja não é só a paróquia de Calvão”, afirma. “Anunciar Jesus Cristo, aqui como em todos os lados, continua a ser prioritário. Penso que esta semana vai ajudar-nos a sentir isso ao vivo”, acrescenta.

D. António Francisco, na mensagem supracitada, lembra a fecundidade missionária das terras de Vagos: “Acompanho com solicitude os missionários naturais das vossas paróquias e que se encontram nos países de missão. Por eles dou também graças ao Senhor da Messe! Evoco, com reconhecida gratidão, a memória dos missionários que, sendo destas nossas terras, optaram por outras onde deram a vida até ao fim em total dedicação à evangelização e promoção dos povos”. Durante nove dias a missão vai estar no centro das comunidades cristãs, para que Vagos não perca a criatividade missionária.

Nacional Correio do Vouga 05/03/2009 12:11 2658 Caracteres 113 Diocese de Aveiro

quarta-feira, 4 de março de 2009

Joy is a fruit of the Spirit


Galatians 5:22
But the fruit of the Spirit is love, joy, peace, longsuffering, gentleness, goodness, faith.
Joy is a fruit of the Spirit. As you allow the Spirit of God to do a work in your heart and life, the natural result will be that the fruit of the Spirit is manifested through you. If you are full of God, you will be full of joy.

Zephaniah 3:17
The LORD thy God in the midst of thee is mighty; he will save, he will rejoice over thee with joy; he will rest in his love, he will joy over thee with singing.The Lord rejoices over you.
He loves you with an immense, incredible, everlasting love that cannot be stopped. He will never stop loving you. All you need is His love. In His love is every answer to every question you could ever have. He loves you so much that He sings joyfully over you. You can rejoice over the fact that He loves you and that He rejoices over you!

Verdadeira Alegria dos Cristãos



É fácil supor o peso de um clima assim sobre os ombros das crianças que na sua inocência vivem a vida, apontando, no entanto, que existe mesmo uma verdadeira alegria para o coração. É preciso buscá-la e encharcar a vida com esta alegria. Esta alegria tem uma fonte e é possível de conquistá-la.

A condição de discípulo de Jesus Cristo é o caminho-fonte para esta experiência de conquistar e experimentar a alegria. Esta alegria não é gerada e contabilizada em números e funcionamentos, simplesmente. Suas raízes são mais profundas. Buscá-las é a garantia de experimentar esta alegria duradoura, uma resposta que qualifica o discípulo forte e lutador no seu trabalho, enfrenta problemas, perseverante nas lutas, sereno mesmo nos sofrimentos e perseguições. Esta alegria brota nos corações pela experiência e pela iluminação única que vem da consciência alegre do encontro com Cristo.
É oportuno ter presente o que disse o Papa Bento XVI “Se não conhecemos a Deus em Cristo e com Cristo, toda a realidade se torna um enigma indecifrável; não há caminho e, não havendo caminho, não há vida e nem verdade.” Cultivar este encontro, pessoal e comunitário com Cristo, o Filho de Deus, encarnado e redentor, é, na verdade, o caminho da alegria verdadeira e duradoura. Esta alegria não se encontra simplesmente nisso ou naquilo, aqui e acolá. Mas, em Jesus Cristo. Esta consciência deve fecundar os afetos dos que n’Ele crêem, com práticas e exercitações diárias, conhecendo e encantados com o tesouro do Evangelho, alimentando e testemunhando a convicção honrosa: “Ser cristão não é uma carga, mas um dom”!