quinta-feira, 29 de outubro de 2009

DIA adalah CINTA

Tuhan
kau adalah CINTA
Semoga cintaMu membentuk aku
sesuai dengan rencana dan kehendakMu yang Kudus
Aku mencintaiMu
kini dan sepanjang masa

Thanks Lord



For the beauty of the earth,
For the glory of the skies.
For the wonder of each hour
Of the day and of the night,
Thanks Lord

terça-feira, 27 de outubro de 2009

SILÊNCIO...

O silêncio torna a acção mais fecunda; sempre compensa.Assim como a germinação da semente se faz sem o conhecimento do semeador, no segredo da terra, o pensamento opera-se nas profundezas do silêncio. Ele ajuda o controle dos pensamentos.Os actos e palavras brotam dos pensamentos, trabalhados no silêncio.

O silêncio é uma necessidade para o homem. Quem se dá, sem nunca se encher, acaba por se esvaziar.Calar-se é um exercício, é um domínio. Dominar a língua é uma força de domínio de si mesmo...Quem não é capaz de silêncio, desperdiça riquezas interiores.O silêncio é o lugar de planear a acção.O silêncio é condição para se conhecer.

“Fazer silêncio no meio do barulho; é questão de orar neste mundo actual.Não se irritar diante do barulho de outrem, mas fazer o seu espaço de silêncio”.(Frei Walter Hugo de Almeida)

Completou com estas palavras de Paulo VI, "A prática dos Exercícios constitui não somente uma pausa tonificante e revigorante para o espírito, no meio das dissipações da barulhenta vida moderna, mas também uma escola ainda hoje insubstituível para introduzir as almas numa maior intimidade com Deus, no amor à virtude e à ciência verdadeira da vida, como dom de Deus e como resposta ao seu chamado".

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

SENHOR, QUE EU VEJA!

Estava sentado à beira da caminho, mendigando, Bartimeu que era cego...Sabendo que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: «Jesus, Filho de David, tem compaixão de mim! Jsus perguntou-lhe: Que queres que eu te faça? Mestre, respondeu-lhe o cego, que eu veja. (Mc, 10, 46)

Orar é dialogar entre dois. Se não prescindirmos daquilo que os outros irão dizer ou fazer, nunca aprenderemos a rezar nem em particular nem em comum. Quando se não sente grande vontade e surgem as dificuldades, é quando mais se deve esforçar-se por vencê-lo.
O Senhor fala ao coração. Temos um AMIGO que sabe o que nos acontece, e tudo pode e quer solucionar. Assim, é facil rezar. O conhecimento da própria nescessidade não conduz ao dasânimo mas à oração humilde e sincera. Senhor, que eu veja o TEU amor por mim, para ver o que devo fazer, que eu TE veja no próximo, que eu TE veja em mim própria...! (XXX, Domingo do Tempo Comum, 25-10-2009)

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Love you with everlasting love

In every moment, every step of your life I always be with you
I am holding you in my Hand
Keep you in my Heart and in my love
Do not worry
please remind in my Love

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

TERESA D’ÁVILA


Eu estou com aquele que me habita
é claro que me acompanha
por isso o meu desenho resplandece
por isso me vês por outra figura
sanguínea e vital.

(Citada de Autoria de José Maria de Aguiar Carreiro (livro: "Chuva de Época", Ponta Delgada, 2005).

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

He is Here

Have you not heard his silent steps?
He comes, comes, ever comes.
Every moment and every age,
every day and every night he comes,
comes,
ever comes.
Many a song have I sung in many a mood of mind,
but all their notes have always proclaimed,
‘He comes, comes, ever comes.’

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Mistérios Dolorosos

Terço na Capelinha – Fátima, (9-10-2009)

Introdução

Reunimos aqui no mês de Outubro, mês missionário, tempo forte de reflexão, de oração e também do compromisso concreto para com a missão Ad Gentes. Vamos estar unidos em oração com o Sínodo dos bispos para África a decorrer em Roma, sobre o tema: A Igreja em África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz.

Hoje nós, Missionários do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo e Dominicanas de Santa Catarina de Sena queremos convidar cada um de vós aqui presentes e todos os que nos acompanhais em directo, a unir-vos a toda a obra missionária da Igreja e a pedir a intercessão de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, para que o Espírito faça de nós verdadeiros missionários, onde quer que nos encontremos.

Vamos contemplar os mistérios dolorosos, meditando a entrega total de Jesus ao projecto de vida que Deus tem para toda a criação. Impelido pelo seu amor filial, Jesus leva, até às últimas consequências, a sua missão de Messias, Salvador.

1º. Mistério: A agonia de Jesus no Horto de Getsêmani
“ Então Jesus foi com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse aos discípulos: "Ficai aqui enquanto vou até ali para orar". Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes, então: "Minha alma está triste até a morte. Permanecei aqui e vigiai comigo". Afastando-se um pouco mais caiu com o rosto por terra em oração.”
É na oração ao Pai, que Jesus encontra a força e o consolo para entregar-se incondicionalmente à vontade do Pai.
O mundo contemporâneo precisa de testemunhas. Rezemos para que todos nós, cristãos, vivamos a nossa fé em coerência profunda e incondicional com os valores do Evangelho.

2º Mistério: A flagelação de Jesus

Do Evangelho segundo São Marcos: “Pilatos, então, querendo contentar a multidão, soltou-lhes Barrabás e, depois de pedir para açoitarem Jesus, entregou-o para que fosse crucificado (Mc 15,15).

Jesus Cristo não se agarrou à sua condição de Filho de Deus mas, numa atitude de amor humilde e generosa para com o género humano, tornou-se igual a nós em tudo, excepto no pecado.
Rezemos por todos os cristãos, para que através de atitudes e gestos de solidariedade, sobretudo com os mais necessitados, vivamos e testemunhemos a fraternidade, a união e a partilha que Deus sonha para este mundo, respeitando a dignidade da pessoa.

3º. Mistério: a coroação de espinhos

Do Evangelho segundo São Mateus: “Em seguida, os soldados do Governador, levando Jesus para o Pretório, reuniram contra ele toda a corte. Despiram-no e puseram-lhe uma capa escarlate. Depois, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-na em sua cabeça e uma cana na mão direita. E, ajoelhando-se diante dele, diziam-lhe, caçoando: "Salve, rei dos judeus!" ( Mt 27,27-29)

Rezemos por todos nós, cristãos, sobretudo nos espaços onde constituímos a maioria social, para que estejamos abertos ao diálogo com representantes de outras culturas e religiões, acolhendo cada pessoa como alguém que, na sua diferença, nos enriquece e completa e não como uma ameaça.

4º Mistério: a subida de Jesus, rumo do calvário carregando a cruz

Do Evangelho segundo São João: “Pilatos, então, entregou-lhe Jesus para ser crucificado. Levaram-nO, pois, consigo! E, carregando às costas a cruz, Jesus saiu para o lugar chamado Calvário!” (Jo.19,16-17)

Como seguidores de Cristo, somos desafiados a carregar a nossa Cruz todos os dias, já que, na perspectiva da fé, ela transforma-se num sinal vitorioso de Amor e de vida.
Peçamos a Maria a graça de aceitarmos sempre a nossa cruz, e ser motivo de esperança para todos aqueles que, ao nosso lado, carregam as cruzes da doença, da tristeza, da solidão…

5º. Mistério: a crucifixão e morte de Jesus

Do Evangelho de São João: “Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, então, vendo sua mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse à sua mãe: "Mulher, eis o teu filho!" Depois disse ao discípulo: "Eis a tua mãe!"E a partir dessa hora, o discípulo recebeu-a em sua casa. ( Jo 19, 25-27 )
A morte de Jesus na Cruz é a maior prova de amor que Deus tem para com os homens e mulheres de todos os tempos e lugares.

Rezemos por todos nós, para que nos tornemos verdadeiros missionários, sendo discípulos e servidores generosos até entregar a própria vida como Jesus.
Rezemos estas três Avé Marias pelo santo Padre, pelo Sínodo dos bispos para África e por toda a Igreja, chamada a ser anunciadora e testemunha da fé, esperança e caridade evangélicas.
Ave Maria…3x

Oração final

Deus de infinita bondade, ouvi a nossa oração e por intercessão de Maria, nossa Mãe, concedei alegria aos tristes, alívio aos que estão doentes e paz aos corações atribulados. E a todos nós, concedei-nos hoje, e sempre a vossa paz. Por N.S.J.C.

PEDI E DAR-SE-VOS-Á


...Se vós sabeis dar as coisas boas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial?... (Lc.,11,10)


Jesus insiste sobre a oração. Nosso Pai Deus ouve-nos sempre. Pode não nos dar aquilo que pedimos mas algo de melhor nos dará. É promessa do senhor: pedi e recereis. Jesus não mente , Ele que é a Verdade. Aos discípulos manifestou a queixa de que não pediam nada. Pedir, porém não é exigir nem empenhar-se em convencer Deus da conveniência de certo dom nem mover Deus Pai. Pedir a Deus é expor com simplicidade, sabendo que Ele nos escuta e nos ama.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

MARIA ESCOLHEU A MELHOR PARTE


Indo jornada, entrou numa aldeia…
Maria recebeu-o em sua casa…Maria, sentada aos pés do Senhor, escutava a sua palavra
(Lc. 10,38-..)

Jesus vai de passagem. Não queria incomodar. Chama suavemente e se não se abre a porta. Passa de largo. Em muitos corações não é recebido. Ele vem fatigado como Bom Pastor em busca da ovelha perdida e não é acolhido.

Maria abriu o coração à confiança e ao amor. E depois foi sempre agradecida e generosa. O melhor momento da sua vida passou-os perto do Senhor, olhando, calando, ouvindo, amando…
Escolheu a melhor parte. É tão fácil estar junto de Cristo e falar-Lhe com o olhar, com o silêncio, com o amor, com a expressão afectuosa!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

EU SEREI O AMOR


Tal como Teresa do Menino Jesus, estamos chamados a descobrir que a nossa vocação é o Amor e, num transporte de alegria contagiante, fazer deste amor a nossa missão primordial.
Regressar às origens e descobrir que a nossa verdadeira identidade é o amor, que descendemos de Deus-Amor é o desafio que Terezinha nos lança. Então sermos amor não se reduzirá a realizarmos pontualmente actos de caridade, mas antes a percorrermos o caminho da descoberta de nós mesmos como filhos de Deus de Amor, vivermos na sua presença e sermos imagem do Amor que Ele infundi nos nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Que neste dia onde celebrarmos a Festa de Santa Terezinha, que nós possamos ser sinais do Amor de Deus vivo no meio deste mundo, que há tanto discordia, ódio, injustiça...
Santa Terezinha
Rogai Por nós