terça-feira, 20 de setembro de 2016

IR AO ENCONTRO… A MISSÃO É UMA SURPRESA!


Estamos a viver o Ano da misericórdia e gostaria de partilhar convosco uma experiencia que aconteceu nas ruas da cidade de Odivelas. Odivelas é um concelho do distrito de Lisboa, região e sub-região da Área Metropolitana de Lisboa, com cerca de 57 000 habitantes. É sede de um município com 26,54 km² de área e 144 549 habitantes (2011), subdividido desde 2013 em 4 freguesias.

Um dia após a missa estava a caminho para um encontro. Quando estava na paragem dos autocarros vi uma senhora, de uma certa idade, sentada ao pé dos semáforos. Já passaram muitas pessoas e a senhora continuava a manter-se no mesmo lugar. Eu decidi ir ao seu encontro. Quando me aproximei, perguntei-lhe se ela precisava de algum apoio. Ela começou a dizer: “Irmã, eu chamo-me Maria Afonso. Estou cá já algum tempo e não consegui andar mais. Parti o pé e já passaram 8 dias que não o consegui recuperar. Sai da minha casa, cheguei aqui já levei muito tempo agora não consigo continuar. Quero ir às urgências, mas não sei bem como?”

Eu deixei de ir ao encontro marcado e levei a senhora às urgências do Hospital da Luz. A Maria Afonso foi muito bem atendida e demorou muito tempo no hospital porque a situação era grave. Ficámos no hospital até às 16h30 e trouxe-a de volta para casa. A Maria Afonso tem 67 anos da idade e mora sozinha.

Esta experiência foi muito simples, mas é muito rica. Foi uma experiência que me satisfaz profundamente. Faz-me lembrar o Bom Samaritano, mas ao mesmo tempo, como um grande desafio. O Bom Samaritano tem os meios para ajudar e, eu tinha só o passe de transporte. Mas Deus é Misericordioso, por isso todo correu bem no atendimento. Eu como não tinha a mínima experiência de levar a cadeira de rodas, então batia sempre nos lugares por onde passámos. Um dos médicos saiu do seu gabinete do atendimento e, quando viu que era uma Irmã, disse: “A Irmã tem de ir tirar a carta de condução para poder conduzir melhor a cadeira de rodas!” A Maria Afonso respondeu ao médico: “Sr. Médico, esta Irmã encontrou-me na rua e acompanhou-me até aqui”. O médico respondeu: “A Irmã está a fazer um serviço de caridade, isso é missão dela”. Respondi: “Obrigada!”

A expressão “Igreja em saída”, utilizada pelo Papa Francisco na Alegria do Evangelho, significa pronta para ir ao encontro do outro, capaz de chegar às periferias humanas. Muitas maneiras que vamos tomando no caminho da missão ganham outro significado quando estamos em situações como esta que partilho convosco.

A minha experiência foi um verdadeiro encontro com Cristo que se revela a nós na pessoa do outro, naquele que tem necessidade de apoio, naquele que é pobre e sofredor. O importante é estarmos abertos para o novo, para o diferente. Damos testemunho do nosso encontro pessoal o Deus da Misericórdia. E, sobretudo, saber aprender com o mais simples e pequeno.

Ir.Maria Mendes,SSpS
(Contacto do SVD, edição de Julho e Agosto)