terça-feira, 26 de abril de 2011

Páscoa é mais do que umas festa de «luzes e som», diz D. José Policarpo




Lisboa: Cardeal-Patriarca de Lisboa pede solução de «todas as crises»

Páscoa é mais do que umas festa de «luzes e som», diz D. José Policarpo

Lisboa, 23 abr 2011 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa pediu hoje uma solução de “todas as crises que ameaçam a harmonia da vida comunitária”, lembrando os “pobres que anseiam por uma vida melhor”.


Para D. José Policarpo, é fundamental deixar que a “luz de Cristo” chegue aos países e nações que “desejam progresso, justiça, paz” e que a humanidade se abra a um futuro novo.


Na homilia que proferiu na Sé de Lisboa, o cardeal-patriarca afirmou que “a Ressurreição de Cristo não é só uma festa de luzes e som”, mas pede uma atitude permanente dos crentes.
“Só deixam de estar em vigília aqueles que se satisfazem com o seu presente, com o que já são, deixaram de desejar etapas novas da vida, deixaram de perceber que o presente do homem, para ser digno dele, tem de ser uma abertura sobre um futuro novo”, indicou.


Mais à frente, o cardeal José Policarpo convidou os seres humanos a “respeitar a sua harmonia, sobretudo a respeitar a vida, que brota sempre de Cristo, plenitude da vida”.


“Esta relação do homem com a criação e com a vida, convida-nos a uma longa vigília, pois a civilização contemporânea está longe de lhe captar a sua verdade”, alertou.


Na parte final da sua intervenção, o Patriarca de Lisboa declarou que “os que acreditam em Cristo e se uniram a Ele no batismo, são chamados a viver a sua vida na esperança”.
“A última vinda gloriosa do Senhor é, ainda hoje, o horizonte definitivo da nossa espera”, concluiu.


A Vigília Pascal é a celebração mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica, dando início ao tempo da Páscoa, que se prolonga durante 50 dias.


OC


Nacional Agência Ecclesia 2011-04-23 23:01:00 1600 Caracteres Diocese de Lisboa

Sem comentários: