quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Mistérios Dolorosos

Terço na Capelinha – Fátima, (9-10-2009)

Introdução

Reunimos aqui no mês de Outubro, mês missionário, tempo forte de reflexão, de oração e também do compromisso concreto para com a missão Ad Gentes. Vamos estar unidos em oração com o Sínodo dos bispos para África a decorrer em Roma, sobre o tema: A Igreja em África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz.

Hoje nós, Missionários do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo e Dominicanas de Santa Catarina de Sena queremos convidar cada um de vós aqui presentes e todos os que nos acompanhais em directo, a unir-vos a toda a obra missionária da Igreja e a pedir a intercessão de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, para que o Espírito faça de nós verdadeiros missionários, onde quer que nos encontremos.

Vamos contemplar os mistérios dolorosos, meditando a entrega total de Jesus ao projecto de vida que Deus tem para toda a criação. Impelido pelo seu amor filial, Jesus leva, até às últimas consequências, a sua missão de Messias, Salvador.

1º. Mistério: A agonia de Jesus no Horto de Getsêmani
“ Então Jesus foi com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse aos discípulos: "Ficai aqui enquanto vou até ali para orar". Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes, então: "Minha alma está triste até a morte. Permanecei aqui e vigiai comigo". Afastando-se um pouco mais caiu com o rosto por terra em oração.”
É na oração ao Pai, que Jesus encontra a força e o consolo para entregar-se incondicionalmente à vontade do Pai.
O mundo contemporâneo precisa de testemunhas. Rezemos para que todos nós, cristãos, vivamos a nossa fé em coerência profunda e incondicional com os valores do Evangelho.

2º Mistério: A flagelação de Jesus

Do Evangelho segundo São Marcos: “Pilatos, então, querendo contentar a multidão, soltou-lhes Barrabás e, depois de pedir para açoitarem Jesus, entregou-o para que fosse crucificado (Mc 15,15).

Jesus Cristo não se agarrou à sua condição de Filho de Deus mas, numa atitude de amor humilde e generosa para com o género humano, tornou-se igual a nós em tudo, excepto no pecado.
Rezemos por todos os cristãos, para que através de atitudes e gestos de solidariedade, sobretudo com os mais necessitados, vivamos e testemunhemos a fraternidade, a união e a partilha que Deus sonha para este mundo, respeitando a dignidade da pessoa.

3º. Mistério: a coroação de espinhos

Do Evangelho segundo São Mateus: “Em seguida, os soldados do Governador, levando Jesus para o Pretório, reuniram contra ele toda a corte. Despiram-no e puseram-lhe uma capa escarlate. Depois, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-na em sua cabeça e uma cana na mão direita. E, ajoelhando-se diante dele, diziam-lhe, caçoando: "Salve, rei dos judeus!" ( Mt 27,27-29)

Rezemos por todos nós, cristãos, sobretudo nos espaços onde constituímos a maioria social, para que estejamos abertos ao diálogo com representantes de outras culturas e religiões, acolhendo cada pessoa como alguém que, na sua diferença, nos enriquece e completa e não como uma ameaça.

4º Mistério: a subida de Jesus, rumo do calvário carregando a cruz

Do Evangelho segundo São João: “Pilatos, então, entregou-lhe Jesus para ser crucificado. Levaram-nO, pois, consigo! E, carregando às costas a cruz, Jesus saiu para o lugar chamado Calvário!” (Jo.19,16-17)

Como seguidores de Cristo, somos desafiados a carregar a nossa Cruz todos os dias, já que, na perspectiva da fé, ela transforma-se num sinal vitorioso de Amor e de vida.
Peçamos a Maria a graça de aceitarmos sempre a nossa cruz, e ser motivo de esperança para todos aqueles que, ao nosso lado, carregam as cruzes da doença, da tristeza, da solidão…

5º. Mistério: a crucifixão e morte de Jesus

Do Evangelho de São João: “Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, então, vendo sua mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse à sua mãe: "Mulher, eis o teu filho!" Depois disse ao discípulo: "Eis a tua mãe!"E a partir dessa hora, o discípulo recebeu-a em sua casa. ( Jo 19, 25-27 )
A morte de Jesus na Cruz é a maior prova de amor que Deus tem para com os homens e mulheres de todos os tempos e lugares.

Rezemos por todos nós, para que nos tornemos verdadeiros missionários, sendo discípulos e servidores generosos até entregar a própria vida como Jesus.
Rezemos estas três Avé Marias pelo santo Padre, pelo Sínodo dos bispos para África e por toda a Igreja, chamada a ser anunciadora e testemunha da fé, esperança e caridade evangélicas.
Ave Maria…3x

Oração final

Deus de infinita bondade, ouvi a nossa oração e por intercessão de Maria, nossa Mãe, concedei alegria aos tristes, alívio aos que estão doentes e paz aos corações atribulados. E a todos nós, concedei-nos hoje, e sempre a vossa paz. Por N.S.J.C.

Sem comentários: