terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?»

Atendei, Senhor, a oração do vosso povo, que se alegra com a vinda do vosso Filho na humildade da nossa carne, e concedei-nos o dom da vida eterna quando Ele vier na sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Como primeira leitura propõem-se neste dia dois textos à escolha.


Salmo 32 (33), 2-3.11-12.20-21 (R. 1a.3a)

Alegrai-vos, justos, no Senhor,
cantai-Lhe um cântico novo.

Louvai o Senhor com a cítara,
cantai-Lhe salmos ao som da harpa.
Cantai-Lhe um cântico novo,
cantai-Lhe com arte e com alma.

O desígnio do Senhor permanece eternamente
e os projectos do seu coração por todas as gerações.
Feliz a nação que tem o Senhor por seu Deus,
o povo que Ele escolheu para sua herança.

A nossa alma espera o Senhor,
Ele é o nosso amparo e protector.
N’Ele se alegra o nosso coração,
em seu nome santo pomos a nossa confiança.

A Encarnação do Filho de Deus é a maior e a mais significativa das “visitações” de Deus ao seu povo. É preciso entendê-lo como o entendeu Isabel, que, por isso, saúda Maria como a mais feliz de todas as mulheres; senti-lo como o sentiu João, que, por isso, exultou de alegria ainda no ventre da mãe.

EVANGELHO Lc 1, 39-45

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».


Para um incrédulo, a criança se mexeu dentro de Isabel, por estrita coincidência apenas. Deixe-o continuar a pensar assim. Porque para nós cristãos, Deus é verdadeiro também quando se revela: o ensinamento que vem de Deus é "uma doutrina de verdade". Quando enviou seu Filho ao mundo "para dar testemunho da Verdade": "Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu a inteligência para conhecermos o Verdadeiro" Deus.

Estamos no advento e a mensagem do Evangelho de hoje nos aponta para a vinda do Filho de Deus ao mundo para nos salvar. É O Verbo que se fez carne para salvar-nos, reconciliando-nos com Deus: "Foi Ele que nos amou e enviou-nos seu Filho como vítima de expiação por nossos pecados". "O Pai enviou seu Filho como o Salvador do mundo". E "Este apareceu para tirar os pecados", ou seja, é o Cordeiro de Deus que veio a nós para tirar os pecados do mundo como o disse João Baptista

Sem comentários: