quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Todo-poderoso fez em mim maravilhas

Senhor, que, vendo o homem sujeito ao poder da morte, o quisestes resgatar com a vinda do vosso Filho Unigénito, concedei que, celebrando com sincera humildade o mistério da sua encarnação, mereçamos alcançar os frutos da sua redenção gloriosa. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Sam 2, 1.4-5.6-7.8abcd (R. 1a)

O meu coração exulta no Senhor, meu Salvador.

Exulta o meu coração no Senhor,
no meu Deus se eleva a minha fronte.
Abre-se a minha boca contra os inimigos,
porque me alegro com a vossa salvação. Refrão

A arma dos fortes foi destruída
e os fracos foram revestidos de força.
Os que viviam na abundância andam em busca de pão
e os que tinham fome foram saciados.

A mulher estéril deu à luz muitos filhos
e a mãe fecunda deixou de conceber
É o Senhor quem dá a morte e dá a vida,
faz-nos descer ao túmulo e de novo nos levanta.

É o Senhor quem despoja e enriquece,
é o Senhor quem humilha e exalta.

Levanta do chão os que vivem prostrados,
retira da miséria os indigentes;
fá-los sentar entre os príncipes
e destina-lhes um lugar de honra.


EVANGELHO Lc 1, 46-56

«O Todo-poderoso fez em mim maravilhas»

Semelhante ao de Ana, o cântico de Maria, na sua acção de graças por reconhecer o que o Senhor n’Ela havia realizado, é todo inspirado na oração dos Salmos e noutras passagens da Sagrada Escritura. Foi a Palavra de Deus que lhe inspirou a sua palavra, como foi o Filho de Deus que n’Ela encarnou e Se fez o Filho do homem, Jesus Cristo, levando em Si e consigo os homens, agora seus irmãos, para louvor da glória de Deus.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, Maria disse: «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre». Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses e depois regressou a sua casa.

Palavra da salvação.


Uma maravilhosa oração de louvor e reconhecimento por parte de Maria do poder divino. Minha alma glorifica ao Senhor.

Maria está feliz por ser a escolhida do Senhor. O meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações. Ela reconhece o grande milagre que Deus operou através da sua pessoa. Porque disse realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.
Maria que não esperava tamanha graça, pois não se julgava tão merecedora, entende que tudo aquilo aconteceu pela graça, poder e bondade de Deus. Por isso ela disse sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.

Maria proclama em sua oração de louvor e agradecimento a Deus, a sua imensa justiça, Esse Deus que dá a cada pessoa o que cada pessoa merece.
Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos.
Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes.
Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os r
icos.
Essas doces palavras só poderiam ter saído de uma mente pura e cheia de graça como é a mente de Maria. E ela é assim, porque O Espírito Santo a preparou com sua graça. Era indispensável que ela fosse "cheia de graça" a mãe daquele em quem "habita corporalmente a Plenitude da Divindade", não poderia ser uma mulher qualquer. Pela pureza da graça, ela foi concebida pelo poder do Espírito Santo sem pecado como a mais humilde das criaturas; ELA É A MULHER MAIS IMPORTANTE DA FACE DA TERRA, por ter merecido acolher o Dom inefável do Todo-Poderoso. É com razão que o anjo Gabriel a saúda como a "filha de Sião": "Alegra-te". É a ação de graças de todo o Povo de Deus, e, portanto da Igreja, que ela faz subir ao Pai no Espírito Santo em seu cântico, enquanto traz em si o Filho Eterno.

Sem comentários: