quarta-feira, 23 de março de 2016

Deixar-se transformar por Jesus Cristo através da Cruz!


RECOLHIMENTO DA COMUNIDADE, 23.03.2016!

Deixar-se transformar por Jesus Cristo através da Cruz!

Escuta Jesus

Em nossa vida diária, prestamos ouvidos a muitas coisas: as conversas, notícias, e os acontecimentos.
Nesta semana Santa, queremos ter consciência mais profundamente da salvação que nos é dada em Jesus Cristo, deixando-nos transformar através da fidelidade a oração, por meio do sacramento da reconciliação e pela nossa participação nas celebrações litúrgicas ao longo da semana Santa.

Ouvir Jesus! Indagar por sua opinião…escutá-lo, conversar com Ele e assim entrar em relação com Ele, parece algo impossível para muitos. Entretanto, a fé que “ouvir”, diz a carta de Paulo aos Romanos (Rm 10,8). Escutar é mais que ouvir. Podemos ouvir muitos sons e muitas vozes sem prestar atenção ao que ouvimos. Para pode ouvir, no sentido de escutar e acolher a palavra de Deus, para que a harmonia da sua voz possa penetrar em nossa memória, em nossos sentidos e em nosso coração, é necessário o silêncio interior. Á prática desse silêncio nos exorta São João da Cruz:”Uma só palavra falou o Pai, que foi seu Filho, e a diz sempre é eterno silencio e em silencio há de ser ouvida pela alma” (Alvaro Barreiro, Buscar em Deus, p. 97,Ed. Loyola, 2004)

Para escutar a voz de Deus, é necessário entrar na solidão silenciosa, diferente de isolamento que produz tédio, tristeza. Lugares e momentos de solidão é que favorecem a busca da própria identidade, o encontro com deus e com os outros. Diz o evangelista São João. “Quem é de Deus, ouve a palavra de Deus” (Jo 8,47).

Iniciando o nosso recolhimento, dedicada à escuta de Deus…

O silencio de Deus, a experiencia da distancia do Omnipotente e Pai é etapa decisiva no caminho terreno do Filho de Deus, Palavra Encarnada. O silencio de Deus prolonga as suas palavras anteriores. Nestes momentos obscuros, Ele fala no mistério do seu silencio (Exort, verbum domini).
No silencio da Cruz, fala a eloquência do amor de Deus vivido até ao dom supremo. Depois da morte de Cristo, a terra permanece em silencio e, no sábado Santo – quando «o Rei Dorme(…), e Deus adormeceu segundo a carne e despertou os que dormiam há séculos» (oficio da leitura do Sábado Santo).


Salmo do Amor

- Conheço a tua miséria, as tuas lutas e tribulações da tua alma, as dificuldades e as enfermidades do teu corpo; conheço a tua beleza, os teus pecados e, apesar disso, digo-te na mesma “dá-me o teu coração, ama-me como és!...
 - Se aguardas ser um anjo para te abandonares ao amor, nunca mais me amarás. Embora sejas cobarde na prática do dever e da virtude, embora recaias muitas vezes nessas faltas que nunca mais quererias cometer, não te permito o não me amares. Ama-me como és!
 - A cada instante e em qualquer situação, que te encontrares, no fervor e na aridez, na fidelidade ou na infidelidade ama-me... como és... quero o amor do teu pobre coração; se aguardas ser perfeito, nunca mais me amarás.
 - Porventura, não poderia eu fazer de todo o grãozinho de areia um serafim radiante de pureza, de nobreza e de amor? Não sou eu o omnipotente?! E se gosto de deixar no nada aqueles seres maravilhosos, preferindo o pobre amor do teu coração, não serei eu Senhor do meu amor?
- Minha filha, deixa que te ame, quero o teu coração. Claro que, com o tempo quero transformar-te, mas para já amo-te como és... e desejo que tu faças a mesma coisa; Eu quero ver subir o amor, da baixeza e da miséria.
 - Amo em ti também a tua fraqueza, amo o amor dos pobres e dos miseráveis; quero que dos farrapos suba continuamente um grito: Jesus amo-te!
 - Quero somente o cântico do teu coração; não preciso nem da tua ciência nem do teu talento. Interessa-me só uma coisa: ver-te trabalhar com amor!
- Não são as tuas virtudes que desejo; se Eu desse, sendo tu tão débil, alimentariam o teu próprio amor; não te preocupes com isso. Eu poderia ter-te destinado para grandes coisas, mas não… serás o servo inútil: tirar-te-ei, o pouco que tens... porque te criei só para o amor.
- Hoje estou à porta do teu coração como um mendigo, Eu o Rei dos Reis, bato e espero; abre-me depressa, não aumentes a tua miséria; se tu conhecesses a tua indigência morrerias de dor.
 - O que feriria o meu coração era ver-te duvidar de mim e faltar a confiança. Quero que tu penses em mim toda a hora, de dia e de noite; quero que faças até a acção mais insignificante só por amor.
 - Conto contigo só para me dares alegria... não te preocupes por não possuíres virtudes; dar-te-ei a capacidade de amar além do quanto podes imaginar... mas lembra-te... ama-me como és... dar-te-ei a minha mãe; faz-me passar tudo através do seu coração tão puro.
 - Aconteça o que acontecer, não esperes ser santo para te abandonares ao amor, nunca mais me amarias... vamos!

Escutar o meu interior!

Acolho o silencio que me abre o caminho para o encontro comigo mesma, com aos outros e com Deus mas, sobretudo, ouvi-lo.

Ouvir as Palavras de Jesus!
Dirijo me ao santuário exterior e crio um espaço interior, acolhendo a presença de Deus. Hoje vou repetindo, devagar e pausadamente, palavras de Jesus ou da Escritura. Jesus diz:
Eu Sou a videira, vos os ramos. Aquele que permaneça em mim, como eu nele, esse dá muito fruto, pois sem mim nada podeis fazer (jo 15,5)
«Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir até ao Pai senão por mim» (Jo14,6)
«Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não mais terá fome e quem crê em mim jamais terá sede» Jo.6,35

Escutar a pergunta de Jesus: “ Que queres que eu te faça”? Mc 10,46-52
Agora, imagino-me estar diante de Jesus. Ele me pergunta. Procuro, então, dar-me conta do que eu preciso. O que espero de Ti, Jesus, neste momento de minha oração, agora que inicio esta tarde do silencio? O que desejo e quero de Ti, neste tempo de mais oração, de conversão e, tempo  de estar contigo no silencio e oração!
Sim, Jesus, eu sinto que a pergunta acima me traz mais perto de Ti, desperta-me para um relacionamento mais íntimo consigo. Sei, Jesus, que Tu conheces os meus desejos mais íntimos . Eu sei também que, ao entrar na tua presença, no meu tempo de oração, posso expresar-Te tudo o que sinto e desejo. Olha, Jesus, para o meu desejo mais profundo. Guardo no meu coração um anseio incasável de ver-te, de contemplar-te e andar pelos teus caminhos.

Para ajuda a reflexão pessoal!
Onde esta o meu coração?

O teu coração sabe que a vida não é a mesma coisa sem Ele; pois bem, aquilo que descobriste, o que te ajuda a viver e te dá esperança, isso é o que deves comunicar aos outros. A nossa imperfeição não deve ser desculpa; pelo contrário, a missão é um estímulo consoante para não nos acomodarmos na mediocridade, mas continuarmos a crescer. (AE nº 121).
Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho. (nº 127)
Onde está a tua síntese, ali esta o teu coração. A diferença entre fazer luz com sínteses e fazê-lo com ideias soltas é a mesma que há entre o ardor do coração e o tédio. (nº143)

Ano de Misericordia

É o tempo para a Igreja reencontrar o sentido da missão que o Senhor lhe confiou no dia de Páscoa: ser sinal e instrumento da misericórdia do Pai (cf. Jo 20,m 21-13) […]. » Um Ano em que sejamos tocados pelo Senhor Jesus e transformados pela sua misericórdia para nos tornarmos, também nós, testemunhas da misericórdia. É o tempo favorável para tratar as feridas, para não nos cansarmos de ir ao encontro de quantos estão à espera de ver e tocar sensivelmente os sinais da proximidade de Deus, para oferecer a todos, a todos, o caminho do perdão e da reconciliação».
«Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai», assim começa o Papa Francisco a Bula Misericordia e vultus (n. 1). Na sua encíclica Dives in misericordia, são João Paulo II, também dizia de Cristo: «Ele próprio é, em certo sentido, a misericórdia» (n. 7), e afirmava que a misericórdia «é o segundo nome do amor de Deus».
O Papa Francisco diz: «Misericórdia é o caminho que une Deus ao homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado […].
Abramos os nossos olhos para ver as misérias do mundo, as feridas de tantos irmãos e irmãs privados da própria dignidade e sintamo-nos desafiados a escutar o seu grito de ajuda. As nossas mãos apertem as suas mãos e estreitemo-los a nós para que sintam o calor da nossa presença, da amizade e da fraternidade. Que o seu grito se torne o nosso e, juntos, possamos romper a barreira de indiferença que frequentemente reina soberana para esconder a hipocrisia e o egoísmo.

As perguntas para a interiorização

Que Palavra de Deus ou pensamento mais me tocou? Que sentimento predominou durante a oração? Senti algum apelo, desejo, inspiração? Tive alguma dificuldade ou resistência?
Podem ser louvores, pedidos, acção de graças…ir acolhendo o que vier à mente, o que tocar o meu coração,: desejos, luzes, apelos, lembranças, inspirações, ect.
As perguntas propostas pelo Papa Francisco aos religiosos!
-Também nós temos grandes visões e impulso; voa alto nosso sonho?
 -Olha no profundo de teu coração, olha no íntimo de ti mesmo e pergunta-te: - - Há um coração que deseja grandes coisas ou um coração adormecido pelas coisas?
 -Teu coração tem conservado a inquietude da busca ou o tens deixado sufocar pelas coisas, que acabam por atrofiá-lo?

Momento da partilha!

Power Point-Sonho de uma comunidade

Salmo da Comunidade.

 Ref. Como é bom, como é agradável os irmãos viverem unidos! (salmo 133)
 1. Te damos graças, Senhor, porque em Ti, única fonte de felicidade, encontramos o autêntico tesouro. Teu amor nos penetra chamando-nos a partilhar tua vida, a experimentar tua amizade e a aderirmos a Ti, vivendo a vida consagrada a partir da “união de corações”.
 2. Te damos graças, porque te fazes presente em cada um de nossos irmãos, oferecendo segurança, apoio e fecundidade apostólica. Obrigado, Senhor, porque tua vida, feita Eucaristia, é alimento que fortalece nossa vida comunitária e nosso ser de apóstolos.
 3. Senhor, teu amor infinito sonda e penetra o mais íntimo de nosso ser. Tu que nos conheces e compreendes tudo, concede-nos um coração generoso, e faze-nos capazes de partilhar nossa vida na alegria, no encanto e na caridade. Avigora nossa fé e fortalece-nos com uma esperança alegre que se comprometa ao amor autêntico para transmitir Cristo.

A nossa Mãe Maria

Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até aos confins da Terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz. Mãe do Evangelho vivo, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós. Amém. Aleluia! (Carta Alegrai-vos)




Bom recolhimento


Odivelas, 23.03.2016
Ir. Mª. Mendes, SSpS

Sem comentários: